Lintas Serayu

Um mês de ‘Lock Inverso’ e vacina: 76,5% a menos de pessoas em tratamento

Balanço aponta dados relevantes, como queda média de 72% da Taxa da Retransmissão e liderança de Monte Alto em vacinação

Completando 30 dias de implantação, o Monitoramento Inteligente – também chamado de Lockdown Inverso – apresenta indicadores que aceleram a melhora dos indicadores relativos à covid-19 em Monte Alto.

Com o monitoramento dos positivados, intensificado e programado, desde 10 de junho, os frutos colhidos desse trabalho partem da queda brusca na circulação dos positivados ou comunicantes, os transmissores em potencial do vírus.

Com esse público em casa, a contribuição para conter a retransmissão foi relevante: afinal, com taxas de retransmissão em alta, entre 1,44 e 1,6, no começo de junho, hoje ela oscila na faixa de 0,4 (72% a menos, em média).

Ou seja: se, antes, duas pessoas podiam contaminar mais três, hoje é preciso três pessoas para “passar o vírus” a uma.

Precoce

A única precocidade realmente importante é a de encontrar positivados.

Entre assintomáticos e com sintomas leves, dos 170 testados em um mês, 35 foram positivos (20.5%): um em cada 5.

Dos 628 casos clínicos acompanhados, 73 apresentaram piora no caso clínico (11,6%); desse público, boa parte foi orientada a procurar o Ambulatório de Queixas Respiratórias, mas não somente eles: há também quem apresentasse sintomas “novos” e fosse orientado.

Em um mês, 90 pessoas receberam essa orientação – em média 3 pessoas por dia que, indo ao Ambulatório, puderam ter identificado seu caso e tratado antes de uma maior gravidade.

Esse olhar próximo e técnico das equipes de Saúde reflete, também, nesse eficaz mapeamento de novos positivados: dos 111 testados em um mês, 35 tiveram resultado positivo (31,5%).

Quedas

Quando das 58 primeiras visitas, em 10 de junho (com 9 pessoas desrespeitando isolamento; no dia seguinte seriam mais 10), Monte Alto tinha 769 pessoas em tratamento naquele dia, sendo 20 em UTI, 18 em enfermaria e 731 pessoas em casa.

Um mês depois, com 2.105 visitas monitoradas, eram 181 pessoas em tratamento (queda de 76,5%), sendo 12 em UTI (queda de 40%), 13 em enfermaria (38,5% a menos) e 156 em casa (78,6% a menos).

A ação, junto à testagem da indústria e comércio, realizada em parceria com ACIMA, comerciantes e industriários, tem ajudado a trazer esses resultados.

Vacina

Porque, além da prevenção e monitoramento, a vacinação é essencial. Com o agendamento virtual impedindo aglomerações para vacinar, nesse um mês analisado, de 21.786 vacinas aplicadas passamos a 34.458, ou seja, com 36,7% de doses aplicadas a mais.

Monte Alto desponta, segundo levantamento da EPTV, como uma das primeiras cidades a vacinar a faixa de 37 anos na região. No ranking de vacinação, entre cidades médias e grandes próximas, Monte Alto só está atrás de Catanduva em percentual da população vacinada, segundo dados do Programa Estadual de Imunização (PEI) de 12 de julho.

Segue à frente de Jaboticabal, Guariba, Taquaritinga, Sertãozinho, Ribeirão Preto, Matão, Araraquara, São Carlos e Bebedouro, por exemplo.

Se trouxermos cidades menores, onde a logística tem favorecido a imunização, ainda assim teríamos somente Taiúva e Fernando Prestes à frente; Monte Alto ainda teria vantagem sobre Vista Alegre do Alto, Taiaçu, Pirangi e Barrinha, por exemplo.

“Essa somatória de esforços, junto ao planejamento e controle estatístico minucioso garante que, sem dúvida, possamos dizer que a Saúde virou o jogo. Porém, o inimigo é muito poderoso e, para garantirmos nossa vantagem, é preciso, sempre, redobrar a atenção: mantendo o monitoramento, testagem e garantindo a vacinação de nossa população”, comenta Yayeko Toyoshima, secretária de Saúde.

Monte Alto, 10 de junho

769 em tratamento

20 UTI

18 Enfermaria

731 em domicílio

21.786 vacinas aplicadas

Monte Alto, 10 de julho

181 em tratamento

12 UTI

13 Enfermaria

156 em domicílio

34.458 vacinas aplicadas