Unidades de saúde de Monte Alto recebem kits de urgência

A Secretaria de Saúde aproveitou as festas juninas, que foram realizadas pelas equipes das unidades de saúde do município, para apresentar seus novos kits de urgência.

Os kits foram montados de acordo com a Portaria nº 2048/2002, que trata das urgências pré-hospitalares e intra-hospitalares, com a finalidade de fornecer equipamentos e medicamentos mínimos para o atendimento de casos clínicos de urgência que possam ocorrer nas unidades, tais como uma parada cardiorrespiratória, casos de hipoglicemia, hipotensão, hipertensão e convulsões.

A novidade foi apresentada, inicialmente, na USF “João Thiago de Camargo”, no Jardim Alvorada. O coordenador do SAMU/COUR, Wagner de Grandi, falou um pouco sobre a função de cada equipamento que compõem o kit de urgência. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, todas as unidades irão receber treinamento em Suporte Básico de Vida, podendo assim atender os agravos clínicos e possíveis agravos traumáticos como, por exemplo, queda de idosos dentro da unidade.

Participaram da festa os profissionais da USF, o prefeito João Paulo Rodrigues, a primeira-dama Luciana Alexandre, o vereador João Augusto Picolo e a secretária de Saúde, Sueli Melo, acompanhada das profissionais do departamento, Bibiana Maria Chamacheli da Silva e Alessandra Cristina Marcon de Souza.