Lintas Serayu

Vigilância em Saúde faz alerta sobre o último dia da Campanha Vacinação Antirrábica

Se você ainda não levou seu animal de estimação para tomar a vacina, fique atento: a campanha termina no próximo sábado.

A Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica, que teve início em julho, será encerrada no próximo sábado (28), na Praça Central. Os munícipes que ainda não vacinaram seus animais deverão comparecer no horário das 8h às 12h, pois a equipe da Vigilância em Saúde estará fazendo as últimas aplicações.

Até agora, foram vacinados cerca de 6500 animais entre cães e gatos. O ideal é que, primeiro, os animais recebam a vacina polivalente, a partir dos 45 dias de vida, e depois a antirrábica, a partir do terceiro mês. A vacinação deve se repetir anualmente durante as campanhas.

A raiva é transmitida, principalmente, de um animal contaminado para pessoas ou para outros animais, através de mordidas, arranhões ou contato com a saliva. É uma doença causada por um vírus que pode levar o contaminado à morte em alguns dias após o início dos sintomas.

Recomendações para o dia da vacinação:

– Cães dóceis devem estar com coleira e guia serem conduzidos por pessoas com tamanho suficiente para controlá-los e contê-los na hora de aplicar a vacina;
– Crianças não devem levar os animais para vacinar;
– Levar a carteirinha de vacinação do animal.
– Animais bravos devem estar com focinheira para não oferecer nenhum risco de agressão ao proprietário, outras pessoas e outros animais;
– Gatos são naturalmente muito assustados e devem ser levados em caixas de transporte ou similar, para que se evitem fugas ou acidentes;
– Animais doentes não devem ser vacinados. Exemplos: animais com diarreia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, animais que estão convalescendo de cirurgias ou outras enfermidades.

vacinacaosabado_site