Lintas Serayu

Vigilância em Saúde promove ação para conscientizar sobre as hepatites virais

julho_amarelo_site

A Secretaria de Saúde de Monte Alto, através da Vigilância em Saúde, organiza para o próximo dia 28 de julho, sábado, mobilização no Centro da cidade referente ao mês de conscientização das hepatites virais.

Em frente ao Banco Santander, das 8 às 12 horas, uma equipe estará realizando testes rápidos de hepatites C e B na população, além de teste de HIV e sífilis. Todos são imediatos e gratuitos.

A Hepatite C, que segundo os planos da Organização Mundial da Saúde (OMS) deve ser erradicada até 2030, ainda preocupa os profissionais e população. Por isso, durante o mês de julho, é reforçada a importância da prevenção, não só contra o vírus da hepatite C, mas também de outras duas variantes – A e B.

Como não há sintomas, a hepatite C é a que mais precisa de diagnóstico, pois pode causar câncer de fígado ou cirrose hepática sem que a pessoa perceba, muitas vezes levando a óbito. O teste é essencial às pessoas com mais de 40 anos.

De acordo com o Ministério da Saúde, três milhões de brasileiros estão infectados pela hepatite C, mas não sabem que têm o vírus. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 3% da população mundial, seja portadora de hepatite C crônica.

No caso da hepatite A, tipo menos nocivo ao organismo, houve evolução no enfrentamento com a melhora no saneamento básico – ela é transmitida através do consumo de água e alimentos mal lavados ou contaminados por fezes. Já a hepatite B é transmitida pelo sangue e outros líquidos/secreções corporais contaminados. A transmissão pode também ocorrer em situações rotineiras no dia-a-dia, como, por exemplo, no compartilhamento de alicates de unha.