Lintas Serayu

Vigilância intensifica combate à Dengue

A Vigilância Epidemiológica, através do Controle de Vetores segue com as ações de Combate e controle ao Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.

No ano de 2021 tivemos apenas 16 casos de Dengue confirmados. Neste ano de 2022 até a presente data, já foram totalizados 453 casos positivos, incluindo 1 óbito.

Os trabalhos senguem com a realização do “bloqueio”, que consiste na eliminação do criadouro e orientação casa a casa, com foco no caso positivo e nos quarteirões ao redor, totalizando 9 quadras.

Em seguida, ocorre a “Nebulização” nos quarteirões que compreende o caso positivado, visando assim a não-propagação da doença.

A ordem de realização destas ações são de acordo com o bairro de maior casos confirmados. Nesse ano já foram nebulizados os bairros Jaqueline, Santa Júlia, Bandeirantes, Canaã e Laranjeiras (parcial).

Amanhã será a vez do Centro e, na semana que vem, o Vale dos sonhos e Centenário.

Uma empresa terceirizada foi contratada para maior rapidez nas medidas de contenção, devido ao aumento significativo dos casos.

ALERTA

A Vigilância alerta os munícipes: abram seus portões para receber os agentes de saúde para a vistoria/orientação e ações como a aplicação de inseticida.

Eles estão recebendo muitas recusas; as pessoas não estão abrindo seus quintais para as visitas; isso é muito importante para combatermos as doenças propagadas pelo mosquito Aedes aegypti, pois o problema pode estar lá e continuar acarretando prejuízo a saúde da população.

Em casos de dúvidas, os agentes estão sempre uniformizados, com crachás de identificação e autorização por escrito para adentrar aos quintais.

Os munícipes podem também ligar na Vigilância Epidemiológica nos telefones 3242-9459, 3241-2659 e 3241-3343.