Revitalizada, Biblioteca Municipal é reinaugurada

Revitalizada, a Biblioteca Municipal “Dr. Julio Raposo do Amaral” foi reinaugurada oficialmente na noite de terça-feira, 16.

A área interna foi trabalhada no conceito de ‘biblioteca viva’, que aproxima o leitor dos livros e dos escritores, trabalhando os espaços como áreas de convivência para outras ações para além da leitura.

“Os espaços foram repensados para serem mais confortáveis a quem frequenta, além de criamos novas espaços de fomento do livro”, destacou o Secretário de Turismo e Cultura, Thiago Colatrelli Nunes.

Já o diretor de Turismo, Renan Petrasso, reforçou que o recurso utilizado na obra veio do MIT (Município de Interesse Turístico) e que novas inaugurações estão por vir, como a Casa do Turismo e reformas em Praças.

O escritor e professor Marco Buzetto, presidente do Conselho Municipal de Cultura, comentou sobre a importância da leitura, assim como o presidente da Câmara, Thiago Cetroni, também professor.

A Biblioteca recebeu o nome de “Dr. Júlio Raposo do Amaral” pela Lei Municipal n° 1.204, de 25 de setembro de 1984, e seu neto, Dr. Júlio Raposo do Amaral do Neto, destacou a trajetória do homenageado, parabenizando a Prefeitura pelo trabalho realizado no local.

Mesmo com a reinauguração, o trabalho de bastidores não vai parar. Será realizada uma revisão e gestão de todo acervo junto a profissionais de biblioteconomia devidamente credenciados.

Por fim, antes do descerramento da placa inaugural, a prefeita Maria Helena Rettondini falou aos presentes. Como professora, destacou a importância da leitura para a formação pessoal e profissional, de se criar o hábito de leitura junto às crianças e das novidades da Biblioteca, alinhada aos tempos atuais.

A noite especial contou com apresentações da Banda Musical de Monte Alto, sob a regência do maestro Lucas Bahia, e da Camerata de Violões de Monte Alto.

LITERATURA

O evento marcou também a abertura da 2ª Feira do Livro, que voltou a movimentar Monte Alto após 11 anos, e que tem como patrono o compositor sertanejo Jesus Belmiro Mariano.

Por questões de saúde, o homenageado não esteve presente, sendo representado pelo sobrinho, Rafael Varotti.

Natural de Taiaçu em 1943, mas morador de Monte Alto há várias décadas, Jesus Belmiro tem mais de 50 anos de carreira e suas composições já foram interpretadas por grandes nomes da música caipira, como Tião Carreiro & Pardinho, Zé do Cedro & João do Pinho, Liu & Léu, Irmãs Galvão, entre outros.