Semana educativa sobre parto e nascimento saudável começa dia 7

De 7 a 11 de junho, o Anfiteatro Municipal recebe a 3ª edição da ‘Semana Municipal de Educação sobre parto e nascimento saudável’. A iniciativa é da Secretaria de Saúde e do vereador Thiago Cetroni, autor da Lei que institui a Semana no Calendário Oficial do município.

Além de presencial, o evento contará com transmissão ao vivo pelo Facebook da Prefeitura e da Câmara Municipal.

A abertura, marcada para as 19h, contará com debate sobre ‘a importância da humanização da assistência à mulher e ao bebê e seus direitos no ciclo gravídico-puerperal’. Participarão a prefeita Maria Helena Rettondini, o vereador Cetroni, a secretária de Saúde, Vanessa Bastos, o diretor de Saúde, Murilo Fanelli e a fisioterapeuta Fernanda Picolo, também organizadora da Semana.

Na sequência será debatida a ‘Importância de uma rede de apoio ativa”, com a enfermeira Bibiana Chamacheli e a “Atuação da doula em cada momento do nascimento saudável (pré- concepção, gestação, parto e puerpério)”, com a doula Larissa Leite.

Nos dias seguintes serão debatidos temas como ‘Atenção humanizada na recepção neonatal’,

‘Atuação da fisioterapia na gestação, parto e pós-parto’, ‘Prática de atividade física durante a gestação’, “Puerpério imediato, emocional e tardio”, “Alimentação saudável para um nascimento saudável: dúvidas, mitos e verdades’ e “Fisiologia e manejo clínico do aleitamento materno”.

No último dia, 11, ocorre a Oficina de Amamentação, com práticas sobre pega correta do bebê, dicas de posicionamento, apresentação de materiais e recursos que ajudam na amamentação, aplicação de laserterapia para cicatrização de fissuras mamilares, dor e sensibilidade, retirada de dúvidas e dinâmica.

Interessados em participar presencialmente podem se inscrever nas Unidades de Saúde ou pelo formulário https://bityli.com/sySvPl.