DIA DO AGRICULTOR É COMEMORADO COM AMPLIAÇÃO DE PARCERIA

educ105

No último dia 28 de agosto, Dia do Agricultor, o Secretário de Educação Prof. Thiago Cetroni, juntamente com o Vice-Prefeito e Secretário de Agricultura e Meio Ambiente João Paulo Rodrigues receberam no Gabinete Municipal alguns agricultores que integram a Associação da Agricultura Familiar de Monte Alto, entidade que fornece itens para a produção da merenda escolar, dentre eles tomate, mandioca, pimentão, vagem, repolho e outros.
A sanção da Lei nº. 11.947, de 16 de junho de 2009 fixou que o percentual mínimo de 30% dos recursos recebidos pelo PNAE deve ser investido na aquisição de produtos da Agricultura Familiar e do empreendedor familiar rural ou suas organizações. Na aquisição dos gêneros alimentícios da Agricultura Familiar o processo licitatório pode ser dispensado, realizando a compra através de Chamada Pública.
Para o Vice-Prefeito, é muito relevante a oferta de um número maior de variedades de produtos hortícolas e frutícolas aos alunos, criando a consciência da importância nutricional no consumo de verduras, legumes e frutas na alimentação diária. Além de adquirir produtos produzidos e comercializados por agricultores do município através do programa “Agricultura Familiar”, esta prática proporciona o consumo de alimentos “in natura”, enriquecendo ainda mais os valores nutricionais da alimentação dos alunos, ressaltou João Paulo.
Neste ano de 2015, graças ao incentivo e acompanhamento direto da Secretaria Municipal da Educação novos itens foram inseridos na Chamada Pública da Prefeitura de Monte Alto e aderidos pelos agricultores, dentre eles: feijão bolinha, brócolis, abóbora, moranga, cabotiá, beterraba, batata doce, mamão formosa e melancia.
Finalizando o encontro, o Secretário de Educação ressaltou a importância de incentivar o produtor local, além de adquirir um produto de melhor qualidade e menor preço, sendo benéfico para todos. Prof. Thiago também fez um agradecimento aos agricultores pela dedicação e empenho com os alimentos ofertados às crianças que consomem a merenda escolar, desejando uma excelente colheita neste Dia do Agricultor, profissional que com sol ou chuva tem hectares para plantar, e a cada safra, uma longa história para contar.