AÇÃO SUSTENTÁVEL TRANSFORMA LACRES DE ALUMÍNIO EM CADEIRA DE RODAS

educ125 educ126

A “Gincana Ecológica”, como foi nomeada a ação nas escolas municipais de Monte Alto teve o intuito de arrecadar o maior número de lacres de alumínio entre os alunos.
O recolhimento dos lacres de latas foi uma prova da força da união de pequenos esforços. Aos poucos, quase num processo de “formiguinha”, as poucas dezenas de unidades se tornaram milhares de lacres que foram arrecadados pelos alunos, que levaram o desafio a sério e começaram uma campanha de conscientização em seu convívio familiar e pessoal.
Para o Prof. Thiago Cetroni, Secretário Municipal de Educação a ação atingiu seu objetivo dentro do “Programa de Uso Consciente da Água e Energia” lançado em 2015 às escolas municipais e que contempla ações de sustentabilidade e preservação ambiental. Além de colaborarmos com a natureza, pensando no processo moroso de decomposição deste material, que muitas vezes é descartado de forma errada, sua destinação correta irá beneficiar famílias que necessitam do uso de cadeiras de rodas, pois determinadas peças são fabricadas pelo derretimento dos lacres, enfatizou Prof. Thiago.
Com início em abril, o projeto se caracterizou por atividades que perduraram durante todo o ano letivo. Na ação da arrecadação dos lacres, no Ensino fundamental I a escola que mais arrecadou foi a EMEB “Prof. Laídes Trindade” e na Educação Infantil a EMEB “Prof. Antônia Florenzano”.
“Todas as escolas da rede se empenharam, fazendo desta ação um verdadeiro sucesso de preservação e trabalho em equipe. O projeto trouxe mudanças de hábitos e atitudes dos alunos em relação ao meio ambiente, estendendo-se a consciência ambiental e social para suas famílias e comunidade em geral.”, finalizou o Secretário de Educação.
Os lacres foram encaminhados ao Hospital de Câncer da cidade de Barretos no último domingo, graças ao empenho, dedicação e esforço de todos que acreditaram e apoiaram esta importante campanha da Educação de Monte Alto.