SME E CAE PARTICIPARAM DE ENCONTRO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

educ61

Atentando-se às novas diretrizes da Alimentação Escolar, no dia 25 de fevereiro, integrantes da equipe da Secretaria Municipal de Educação e membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) participaram na cidade de São Carlos do II Encontro Nacional da Alimentação Escolar e VII Encontro Estadual de Alimentação Escolar. Estiveram buscando novos conhecimentos o Secretário de Educação Prof. Thiago Cetroni, o Contador da SME Arthur Lucentini, a Nutricionista da Central de Alimentos Aline de Oliveira Collatrelli e a Secretária do CAE Natalina Collatrelli.
Os temas discutidos no encontro ajudaram-nos a compreender melhor a dimensão e a importância social dos programas de alimentação escolar no Brasil, conhecendo um pouco mais de seus mecanismos e funcionamento, ressaltou o Secretário de Educação Prof. Thiago.
O evento contou com a presença do Procurador do Estado de São Paulo Dr. Levi de Mello, que explanou sobre o papel dos conselheiros de alimentação escolar e os órgãos de apoio e fiscalização. Dr. Gildo Freire de Araújo, Gestor do Conselho Estadual de Alimentação Escolar de São Paulo (CEAE-SP) palestrou a questão da segurança ao licitar e prestar contas.
Foi importante participar das orientações de como conscientizar os conselheiros quanto às suas responsabilidades, para fortalecer a articulação entre os conselhos estaduais e municipais, bem como as orientações técnicas para a nutricionista do município, comentou a Secretária do CAE, Natalina Collatrelli.
Também esteve presente Dr. Leomir de Araujo, representado o Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) e falou a respeito da Lei Federal nº 11.947/2009 e a Resolução nº 26/2013, que norteiam todo desenvolvimento do Programa do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar. Fechando o evento, Dr. Roberto Martins Figueiredo, conhecido como “Dr. Bactéria” ministrou através de uma didática engraçada e importante, uma orientação quanto à higiene e conservação dos alimentos.
Participarmos de encontros como estes é de extrema relevância, pois além das orientações, capacita gestores, conselheiros e nutricionistas sobre a política alimentar de cada município, atendendo as necessidades e características específicas dos mesmos, além de possibilitar a sensibilização da sociedade para o exercício do controle social, concluiu o Prof. Thiago.