Escolas Municipais são pontos de coleta de Lixo Eletrônico

educ17

Fazendo parte das atividades e da gestão ambiental responsável, visando a correta destinação dos vários tipos de resíduos sólidos, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com o evento “Grito Rock Monte Alto” fará durante a semana de 25 de fevereiro a 01 de março de 2013, o “Mutirão do Lixo Eletrônico” na cidade. Durante esta semana, as escolas municipais e a SABESP estarão preparadas para receber o descarte de lixo eletrônico. Pretendemos, ainda em 2013, realizar um mutirão feito de porta em porta, mas a logística e a disponibilidade de um veículo exclusivo para tal ainda não é possível. Mas acreditamos que no próximo mutirão, já programado para o segundo semestre, consigamos ampliar os pontos de recolhimento e contarmos com um caminhão para este serviço.

Aprovada há mais de dois anos, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) define regras para a gestão de toda a sucata, na qual se encaixa também o lixo eletrônico. O projeto de lei, que tramitou por mais de 20 anos no Congresso Nacional, responsabiliza as empresas pelo recolhimento de produtos descartáveis. Mas, não só as empresas. Os consumidores também têm responsabilidades perante o novo código. A PNRS trata basicamente de três grandes grupos de registro como os fabricantes, distribuidores, importadores. Eles terão que fazer uma política reversa, ou seja, trazer de volta aquele produto quando ele não tiver mais utilidade. A nova lei prevê deveres para todos: desde o fabricante, passando pelo vendedor e, finalmente, chegando ao consumidor.

Os resíduos eletrônicos, também denominados de e-lixo (e-waste em inglês) são os vilões do momento. Eles nada mais são do que artigos eletrônicos que não podem mais ser reaproveitados, como computadores, celulares, notebook, câmeras digitais, MP3 player, entre outros. Estes equipamentos são produzidos com substâncias nocivas, e uma vez descartados de forma incorreta em locais pouco apropriados como lixões, terrenos baldios e perto de lençóis freáticos tornam-se problemas ainda maiores. A partir do momento em que estes elementos tóxicos são descartados inadequadamente, contaminam tanto o solo como a água, todos aqueles que se utilizam dessas fontes será contaminado pelos detritos.

O mercúrio, muito utilizado em computadores, monitores e TVs de tela plana, pode causar danos cerebrais e ao fígado. Já o chumbo, o componente mais usado em computadores, além de televisores e celulares pode causar náuseas, perda de coordenação e memória. Em casos mais graves, pode levar ao coma e, consequentemente, à morte.

Faltam muitos desafios a serem vencidos como acordos setoriais, metas para cada categoria de lixo e toda a questão da logística reversa. Sempre se pensou em como distribuir mercadorias. Agora, é preciso criar mecanismos para recolhê-las.

Para saber mais; http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010