Lintas Serayu

Patrimônio Natural:

Paineira do Cemitério do Distrito de Aparecida de Monte Alto

O tombamento deste patrimônio natural foi proposto pelo vereador Prof. Me. Thiago Aparecido Cetroni em 2016, aprovado pelo Poder Legislativo e sendo preservado através da Lei Municipal nº. 3.251, de 27 de abril de 2016.

A mensagem proposta pelo nobre edil ao plenário foi:

“Cada indivíduo é parte de um todo – da sociedade e do ambiente onde vive – e constrói, com os demais, a história dessa sociedade, legando às gerações futuras, por meio dos produtos criados e das intervenções no ambiente, registros capazes de propiciar a compreensão da história humana pelas gerações futuras.

A destruição dos bens herdados das gerações passadas acarreta o rompimento da corrente do conhecimento, nos levando a repetir incessantemente experiências já vividas.

Atualmente, a importância da preservação ganha novo foco, decorrente da necessária consciência de diminuirmos o impacto sobre o ambiente, todos os bens de natureza material e imaterial, de interesse cultural ou ambiental, que possuam significado histórico, cultural ou sentimental, são capazes, no presente e no futuro de contribuir para a compreensão da identidade cultural da sociedade que o produziu.”

Confira a lei municipal na íntegra:
https://leismunicipais.com.br/a/sp/m/monte-alto/lei-ordinaria/2016/326/3251/lei-ordinaria-n-3251-2016-dispoe-sobre-o-tombamento-da-paineira-chorisia-speciosa-localizada-no-cemiterio-do-distrito-de-aparecida-de-monte-alto-como-patrimonio-historico-publico-natural?q=paineira

Mais informações

Onde fica? Cemitério do Distrito de Aparecida de Monte Alto
Dias e horários de visitação: Todos os dias, espaço público
Possui visita monitorada? Não