Campanha de Prevenção do Câncer Bucal chega ao Lar São Vicente de Paulo

No município já foram 472 pacientes avaliados ao longo do ano

Nos dias 24 e 26 de maio, a equipe de cirurgiões-dentistas da Prefeitura de Monte Alto esteve no Lar São Vicente de Paulo promovendo a Campanha de Prevenção do Câncer Bucal. Foram realizados exames nos moradores, sendo que foram identificadas lesões bucais, encaminhadas aos centros especializados para a realização de biópsias.

Os moradores que necessitam de novas próteses dentárias foram cadastrados e receberão o item após confecção no Projeto de Prótese Total da Prefeitura Municipal.

Na ocasião, o coordenador de Saúde Bucal, Dr. Adrien Cesar Gato, entregou pastas e escovas de dentes aos funcionários para realizarem a higiene bucal dos moradores do Lar.

Os funcionários também receberam orientações e informações sobre como executarem os protocolos de higiene e cuidados com os portadores de próteses dentárias.

NÚMEROS

Durante a realização da Campanha no município, foram avaliados 472 pacientes no rastreamento, sendo identificados 65 pacientes com alterações nos tecidos bucais e 5 casos foram positivos após a realização de biópsia para tumores malignos. Todos foram encaminhados ao tratamento nos centros especializados em oncologia. Um óbito ocorreu após o diagnóstico.

A cirurgiã-dentista responsável pelo projeto de Prevenção do Câncer Bucal, Dra. Luciana Denadai Fantini ressaltou a importância das medidas preventivas como evitar o consumo de todos os tipos de cigarro, o alcoolismo e a importância do diagnóstico precoce para cura do câncer bucal.

O Projeto é realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município e os pacientes com suspeita ou alterações na boca podem procurar atendimento diretamente nestes locais.