Lintas Serayu

Centro de Atenção Psicossocial ganha nova sede

Seguindo a série de investimentos realizados, a Saúde inaugurou na tarde de quarta-feira, 27, a nova sede do CAPS 1 – Centro de Atenção Psicossocial ‘Maria Estela Fernandes’.

Localizada na rua Paraná, em anexo à Secretaria de Saúde, o local marca um passo importante em direção à melhoria do cuidado e da atenção à saúde mental.

O CAPS está alinhado à estratégia de Estado para a reforma psiquiátrica, que enfatiza o cuidado em liberdade das pessoas em situação de sofrimento psíquico.

“Aqui, é mais do que um Centro de Saúde Mental, é um espaço de acolhimento, esperança e transformação”, enfatizou o coordenador, Janderson Antenor do Nascimento. “Colocamos o paciente no centro do cuidado e promovemos sua integração na sociedade”, completou.

Com uma abordagem baseada no segmento ambulatorial, o CAPS oferece uma gama abrangente de serviços, incluindo atendimento médico, serviço social, atendimento psicológico, atendimento de enfermagem, terapia ocupacional e oficinas terapêuticas.

“A mudança para uma nova localidade possibilitou a expansão e aprimoramento desses serviços, com salas exclusivas para cada tipo de atendimento e instalações adaptadas para garantir acessibilidade a todos os nossos cidadãos”, pontuou a secretária de Saúde, Vanessa Bastos.

Hoje, o CAPS realiza 250 consultas médicas mensais e oferece atendimento intensivo em oficinas terapêuticas a 250 munícipes. Oferece também apoio e aconselhamento às famílias, além de psicologia individual e em grupo.