CPFL NAS ESCOLAS ABRE PROJETOS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA SME

educ77

Na terça-feira (14), às 14h, no Anfiteatro Municipal, a Prefeitura de Monte Alto, por meio da Secretaria da Educação, Secretaria do Meio Ambiente e a CPFL, assinaram um termo de cooperação para implantar um projeto educacional nas escolas da rede municipal sobre o consumo consciente de energia elétrica, denominado CPFL nas escolas, “Com minha energia posso transformar o mundo”.
O evento contou com a presença do Vice Prefeito e Secretário de Agricultura e Meio Aambiente, João Paulo Rodrigues, do Presidente da Câmara Municipal, Baltazar Garcia, do Secretário de Educação Prof. Thiago Cetroni, de vereadores, diretores e coordenadores das EMEBs da rede municipal de ensino, e representantes da Secretaria Municipal de Educação.
O objetivo do programa é capacitar os professores das escolas municipais para serem multiplicadores de conceitos básicos sobre o uso inteligente e seguro da energia elétrica. O programa será desenvolvido em sala de aula com os alunos e, na etapa final, alunos, professores e comunidade terão a oportunidade de visitar a Unidade Móvel de Ensino Multifuncional da CPFL Energia, que é um caminhão onde serão desenvolvidas atividades educativas que possibilitam a interação, de forma prática, com os conceitos de energia elétrica e utilização racional dos recursos. Além de conhecerem equipamentos mais eficientes, os visitantes irão participar de atividades lúdicas e artísticas, como peça de teatro, acerca do tema “energia elétrica”.
Dentro deste contexto sobre o uso consciente da Energia Elétrica e da Água, bem como o cuidado com o Meio Ambiente, a Secretaria de Educação e as EMEBs de Educação Infantil e Fundamental, desenvolveram alguns projetos de grande relevância, que desenvolverão várias ações durante o ano letivo, como por exemplo, o “Combate ao desperdício de energia elétrica”. Este projeto conscientizará sobre a importância de se tirar o plug da tomada quando não estiver em uso, pois, deixar os aparelhos eletrônicos desligados da tomada pode até dar trabalho, mas deixa a conta de energia até 20% menor no final do mês. É que, enquanto estão em modo “stand by” (com aquela luzinha vermelha acesa), estão em modo de espera para ser usados e o consumo com certeza, irá aumentar.
Outro Projeto elaborado que será realizado, será sobre o lacre de latinhas de alumínio, denominado “uma ação sustentável e solidária”. A iniciativa partiu da problemática de se jogar os lacres das latinhas de alumínio no lixo comum, uma vez que demora cerca de 200 a 500 anos para se decompor. Sendo assim, a unidade escolar, fará um trabalho de conscientização para que não se jogue o lacre no meio ambiente, e que o mesmo seja separado e levado para a escola. Feito a arrecadação, os mesmos serão doados a uma instituição ou hospital e são revertidos em cadeiras de rodas.
O Projeto “Consumo Consciente da Água é uma de várias ações educativas para se economizar água na escola. E uma delas será evitar o uso da mangueira para lavar o pátio. Nos casos em que ela não pode ser substituída, será instalado um gatilho no bico das mangueiras das escolas, e desta forma, impedir o desperdício quando a água não está sendo usada e, ajudando a controlar a quantidade de acordo com a necessidade. Uma mangueira comum em jardins consome entre 18 e 30 litros de água por minuto, em média, sem o regulador. Com a peça, o consumo diminui e o retorno de economia é imediato.
Ainda sobre a contenção de água apresentada, será colocado uma peça de fácil instalação nas torneiras das escolas irá diminuir pela metade a quantidade de água que sai. Conhecida nas lojas de material de construção como “redutor de vazão”, elas podem ser encontradas em kits de diferentes modelos. Os redutores são pequenos anéis que controlam a quantidade de água na saída das torneiras de banheiros, cozinhas e tanques.
Outra iniciativa muito interessante, é o reaproveitando do papel usado pela Secretaria de Educação e nas escolas da rede municipal, onde os mesmos serão obstruídos em uma máquina própria para este fim e encaminhado à APAE, para reciclagem.
“É de suma importância que se trabalhe com as crianças, jovens e seus familiares assuntos relacionados a conscientização ambiental, pois só assim teremos a construção de um município ambientalmente saudável. Esperamos que estas ações, ou seja, estas atividades sensibilizem as crianças para garantirmos cidadãos conscientes e uma cidade sustentável hoje e futura”, comentou o Secretário de Educação Prof. Thiago Cetroni.