Destinação solidária: doe seu IR ao Conselho do Idoso

Até 3% do imposto devido podem ser destinados pelo contribuinte

Teve início em 7 de março o prazo para declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) referente ao ano-base de 2021.

O contribuinte pode destinar até 3% do seu Imposto ao Fundo Municipal do Idoso, que repassa o dinheiro para as instituições que cuidam de idosos no município. A entidade cadastrada junto ao conselho é o Lar São Vicente de Paulo.

Para fazer a destinação, basta entrar na aba ‘doações’ durante o preenchimento do imposto e selecionar o Fundo Municipal do Idoso; o programa calcula os valores disponíveis para doação e irá imprimir uma DARF para pagamento bancário.

“Converse com seu contador para realizar a destinação e estará colaborando para as ações em prol de nossos idosos. Entre em contato com a Assistência Social, 3242-1971, que passaremos a conta bancária para depósito junto ao Fundo”, comenta a diretora de Proteção Social Especial, Sônia Lampa.

A campanha de doação conta com indicação do vereador Thiago Cetroni.

SOBRE

A declaração do IR é obrigatória para as pessoas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 em 2021.

Para atividade rural, a obrigatoriedade é para quem teve receita bruta superior a R$ 142.798,50 no ano passado.

As declarações podem ser transmitidas para a Receita Federal até às 23h59 do dia 29 de abril.