Escolas Municipais de Educação aderem ao Programa Federal “Mais Educação”

educ50

O convênio com o Programa Mais Educação é uma conquista do novo Secretário Municipal de Educação Prof. Thiago Cetroni, juntamente com a Diretora de Educação, Prof. Mônica Duran e toda a equipe da Secretaria de Educação, em especial dos diretores das unidades escolares que aceitaram o cadastramento do Programa que existe desde 2010 e ainda não havia sido implantado no município.
A Secretaria Municipal de Educação aderiu no mês de maio ao “Programa Mais Educação”, do Governo Federal, que constitui em uma estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral.
As escolas das redes públicas municipais que aderiram ao Programa de acordo com o projeto educativo em curso, optaram por desenvolver atividades nos macrocampos de acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.
Para realização do Programa as EMEBs receberam recursos especiais para adquirirem materiais pedagógicos e mobiliários com objetivo de desenvolverem uma educação que extrapola os muros da escola e vincula o processo de ensino-aprendizagem à vida.
Para o Secretário de Educação Prof. Thiago Cetroni é um desafio e uma grande conquista para o município que busca superar o processo de escolarização centralizado na figura da escola.
“A escola, de fato, é o lugar de aprendizagem legítimo dos saberes curriculares e oficiais na sociedade, mas não devemos tomá-la como única instância educativa, temos que integrar diferentes saberes, pessoas da comunidade, conhecimentos que se inter-relacionam em uma aprendizagem para a vida, significativamente cidadã”, define Prof. Thiago Cetroni.
As EMEBs montealtenses, com exceção da escola Lourdes Siqueira, que aderiram ao Programa já receberam a primeira parcela financeira para desenvolverem seus projetos nas EMEBs e tem como valor total estimado um repasse de R$ 245.100,00.
Os valores totais de repasse para cada EMEB são Profª Floripes C. Motta – R$ 29.800,00 (diretora Ana Paula Valenzuela); EMEB Dra. Rita S. de Mattos – R$ 46.000,00 (diretora Eliane de Moraes Della Vechia); EMEB Profª Oraíldes Barroso Zocco – R$ 48.400,00 (diretor Baltazar Garcia); EMEB Prof. Norival Mendes – R$ 44.000,00 (diretora Cláudia Maria Miranda); EMEB Profª Maria Ap. O. Tiezerini – R$ 38.900,00 (diretora Marisa Balmant) e EMEB Profª Lourdes Siqueira Martins Ferreira – R$ 37.400,00 (diretor Rogério Fernandes).