Feira do Livro 2023: confira a programação oficial

Depois de mais de 10 anos, uma Feira do Livro volta a movimentar o cenário cultural de Monte Alto.

De 16 a 20 de maio, o evento acontece no espaço externo do Centro Cívico e Cultural, além do Anfiteatro Municipal, Biblioteca Municipal, Concha Acústica e Teatro Municipal.

A organização é da Secretaria de Turismo e Cultura e Consórcio Culturando, com apoio das Secretarias de Educação, Marketing e Desenvolvimento Econômico e Agricultura e Meio Ambiente.

Serão 66 apresentações com 30 artistas/projetos diferentes. A programação diária é voltada às escolas (rede municipal, estadual, particulares, ensino técnico, faculdades e instituições) e, à noite, para o público em geral.

A abertura acontece às 19h de terça, 16, ocasião que marca também a reinauguração da Biblioteca Municipal “Dr. Julio Raposo do Amaral”.

Nos dias seguintes a programação é variada, com oficinas, contação de histórias, área kids, espetáculos (teatral e circense), exposição de fotos, roda de conversa, palestras e workshop.

Na noite de quarta-feira, 17, o humorista Cléber Rosa apresenta o stand up “Reclamação do Dia”, às 21h.

No dia seguinte, em mesmo horário, é a vez do 8º Encontro Bateras Unidos e, na sexta, a parte noturna conta com o bate-papo musicado Cultura Sonora e a música do Projeto Afinidades e da Banda Balaco.

No sábado, 20, um sarau sobre a Tropicália, às 16h30, encerra os trabalhos.

LITERATURA

A organização planejou um espaço coberto e amplo com 8 estandes de distribuidoras com variadas opções de livros que serão vendidos a preços populares, para autores da cidade, livros para doação, livros com temas ligados aos Museus de Monte Alto e um estande para a Secretaria de Turismo e Cultura.

PATRONO

A Feira tem como patrono o compositor musical Jesus Belmiro Mariano. Natural de Taiaçu e morador de Monte Alto há décadas, é autor de clássicos da música sertaneja como “A Loira do Carro Branco”, “Saudade me fez voltar”, “Fazenda São Francisco”, “Preto Velho”, “A Filha do Francês”, dentre outras.

Ele será homenageado na noite de abertura.