Funcionalismo público: Prefeitura anuncia reajuste de salário e aumento do auxílio-alimentação

A prefeitura de Monte Alto anunciou reajuste de 6% no salário do trabalhador e mais R$ 100 no auxílio-alimentação. No ano passado, a data-base havia sido antecipada para janeiro, garantindo o reajuste desde o início do ano ao funcionalismo.

O reajuste garante aumento real de 1,38% acima da inflação e a garantia de margem segura nas despesas públicas com folha de pagamento.

Com o percentual, em três anos, a gestão chegou a 26% de reajuste ao trabalhador. Em 2021, por efeitos de Lei Federal (época da Covid), não se pode fazer nenhuma melhoria.

Quanto ao auxílio-alimentação, com mais R$ 100, o benefício chega a R$ 1 mil, perfazendo 150% de aumento.

Esse reajuste tem maior impacto, sobretudo, nos salários mais baixos: em 2021, por exemplo, quem ganhava o menor salário na Prefeitura tinha o valor de seu auxílio correspondente a um terço do seu ganho mensal. Hoje, o “vale” corresponde a cerca de 64,5% do salário desse funcionário.