Gestores educacionais de Monte Alto participam de Fórum Paulista

educ49

No dia 15 de setembro, o Secretário da Educação Professor Thiago Cetroni, juntamente com as gerentes de divisão da Educação Infantil e Ensino fundamental, e coordenadores pedagógicos da rede municipal do município de Monte Alto, participaram do 4º Fórum de Práticas de Gestão, realizado no hotel Maksoud Plaza, na cidade de São Paulo. O evento reuniu aproximadamente 600 pessoas entre autoridades, gestores e profissionais da Educação de diversos municípios brasileiros para juntos, refletirem sobre as temáticas de relevância no setor educacional.
Estiveram presentes convidados renomados no cenário nacional e internacional como o senador Cristovan Buarque, o jornalista Fabrício Carpinejar, Terezinha Rios, Professor Dr. César Nunes (Unicamp), pedagoga e lingüística equatoriana, Rosa Maria Torres, e o educador do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa Dr. Antonio de Sampaio Nóvoa. O evento organizado pela Editora Positivo, por meio do Sistema de Ensino Aprende Brasil, propôs uma reflexão dos participantes e convidados sobre a temática “As novas diretrizes curriculares as som dos direitos civis e dos novos sujeitos sociais” através de conferência e mesa redonda.
Os participantes e convidados acompanharam os relatos de práticas e experiências que melhoraram a Educação em diversos municípios e estados brasileiros.
Durante o evento houve apresentação de um coral que, através de diversas músicas abordou assuntos sobre a trajetória da redemocratização do Ensino ao longo dos anos. Foram cantadas letras como: “Quero falar de uma coisa”…“Vocês que fazem parte desta massa…”, êêê vida de gado, povo marcado…”, Caía tarde feita um viaduto, e o bêbado trajando luto…” entre outros.
A gerente de Divisão da Educação Infantil comentou que “É fundamental este momento de debate, discussão, troca experiências e reflexões entre vários municípios em âmbito nacional, pois assim temos vários pontos de vista sobre a mesma temática. E é preciso repensar as práticas de gestão, que atendam os desafios na área da educação. Temos um novo aluno que trás consigo inúmeros questionamentos, novas informações e tecnologia a sua disposição, mais consciência, mais críticos e a escola precisa avanças e se atualizar e avançar muito.
Cristiane R. Maria Balsaneli, Gerente de Divisão do Ensino Fundamental, acredita que compartilhar práticas educacionais é uma iniciativa que possibilita refletir, ampliar e buscar novos caminhos para problemas educacionais que tanto interferem e dificultam a melhoria da qualidade de ensino.Foi um momento em que tivemos oportunidade de ter uma visão geral sobre a Educação através de experiências de sucesso, nos causando grande otimismo em relação a melhoria da qualidade do Ensino. .
Para encerrar o evento, o público foi presenteado com uma belíssima apresentação da banda “Som do silencio” composta por alunos surdos e um baterista cego, que encantou e emocionou a todos.