Monte Alto tem oficialmente uma segunda RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural).
Após a certificação do Sítio dos Eucaliptos, de propriedade do casal Florindo e Janete Fonseca, em dezembro de 2022, a “Nardini Sempre Verde” (localizada na propriedade rural Fazenda Santa Luzia), da Nardini Agroindustrial, também conquistou o título, entregue em cerimônia na quarta-feira, 20.
“A parceria Prefeitura e Nardini que começamos em 2021, em várias frentes, segue dando resultados”, comentou o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Fábio Nascibem. “Para o município, além de conservar 14 hectares de Floresta Estacional Semidecidual, há a importância ambiental, cultural e histórica. Uma área que vai ser conservada para a eternidade e que pode servir para ações de ecoturismo, educação ambiental e conservação da biodiversidade. Para o município, impacta, ainda, no ICMS Ecológico, trazendo mais renda à cidade”, completou Fábio, destacando ainda o trabalho do vereador Thiago Cetroni, que também intermediou para a conquista da RPPN.
“Para nós é muito importante compartilhar um local que temos há anos, que passou por muitos momentos da história de Monte Alto e da Nardini, além de contribuir com o meio ambiente. Agora, nós podemos dividir o espaço com a comunidade de Monte Alto e região”, destacou o diretor-presidente da Nardini Agroindustrial, Vanderlei Adauto Caetano.
SOBRE
A área da RPPN ‘Nardini Sempre Verde’ reúne atributos ambientais constituídos pela vegetação de Floresta Estacional Decidual, nascentes, cursos d’água e a paisagem natural composta pela escarpa da Serra de Jaboticabal. Destaca-se a ocorrência de espécies da fauna e flora, algumas delas com grau de ameaça segundo as listas oficiais.
Por estar na encosta da Serra de Jaboticabal, ressalta-se a importância da conservação da vegetação na área, especialmente para a estabilidade do terreno devido à declividade acentuada. Os vestígios paleontológicos encontrados em seu interior atribuem à RPPN valor geológico e cultural, e a estrada de ferro outrora existente, lhe confere valor histórico.