Meio Ambiente: reunião debate RPPN da Usina Nardini

Para debater questões relacionadas a projeto de preservação de área natural, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Fábio Nascibem esteve em reunião na usina Nardini, em Vista Alegre do Alto, na manhã de sexta-feira, 2.

A comitiva montealtense contou ainda com a diretora de Meio Ambiente, Eliane Camilo, o coordenador da brigada, Gilberto Goulart, e o presidente da Câmara, Thiago Cetroni, sendo recepcionados pelo diretor-presidente, Ricardo Nardini, diretor-superintendente, Vanderlei Adauto Caetano, supervisor de SSMA, Anderson Rodrigo Robes, engenheiro ambiental, Fernando Bigaton, gerente de Gente e Gestão, Cláudio José Fidêncio, e assessora jurídica, Ana Carolina Bizari.

A área em questão é a propriedade rural Fazenda de Santa Luzia, no bairro Tabarana, de aproximadamente 16 hectares, localizada dentro dos limites da Nardini, que será transformada na segunda RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) de Monte Alto, após finalizados os trâmites burocráticos. No local, em 1921, foi construída a linha férrea (desativada em 1956), que contribuiu para o desenvolvimento de toda a região.

Maneiras de promover a educação ambiental e de fomentar a cultura e o turismo no local, também ganharam espaço no encontro.

Representantes do setor administrativo da indústria destacaram a importância da iniciativa, em especial para o estudo científico e também para a visitação de alunos.

“Essa área será uma RPPN e além do objetivo da conservação, poderá ter parcerias para uso de forma oficial, através de incentivos econômicos e tributários, desenvolvendo a Educação Ambiental, o Turismo e a pesquisa científica”, explica Fábio.

Por fim, Ana Carolina pontuou que este projeto veio para reforçar os valores e preocupações da Nardini, alinhados à questão ambiental, educação e também na sua atuação junto à sociedade.

A reunião fez parte da programação do “Mês do Meio Ambiente”.