Monitores e coordenadores visitam a exposição “Trilhas do brincar’

O SESC de Araraquara realizou no último dia 17 de junho, uma exposição onde os profissionais da Rede Municipal de Ensino de Monte Alto puderam participar de uma deliciosa viagem no tempo. Um quintal muito curioso conduziu os educadores ao maravilhoso universo dos brinquedos e brincadeiras infantis. A Exposição ofereceu uma caminhada pelas “Trilhas do Brincar”, que atravessou as cinco regiões do país, apresentando a cultura infantil nas mais interessantes formas de brinquedos e brincadeiras antigas. Tudo isso numa rota que levou os visitantes a observarem semelhanças e diferenças pelo Brasil afora.

As informações contempladas fizeram todos crerem que somos um povo só, dentro de nossa cultura, com singularidade regional e temporal. As diversas formas de empinar pipa, rodar pião, cinco Marias (saquinho de arroz), pular corda, pé de lata, estilingue, pique-esconde, ponte de pneus, cabaninhas, e todas as variações de brincadeiras são provas da permanência em nós e em nossa cultura, e principalmente com a infância presente nas nossas memórias.

A Exposição “Trilhas do Brincar” é resultado de um trabalho de pesquisa desenvolvido pela jornalista Gabriella Romeu (idealizadora e coordenadora do projeto), e pela educadora e pesquisadora Renata Meireles (profissional com um vasto e significativo trabalho sobre o universo do brincar).

“A visita contagiou a todos, pois além de nos transportar à infância, com brincadeiras de quintal, oportunizou diversão, recordações, aprendizado e muita reflexão. Os brinquedos e as brincadeiras mais interessantes presentes em nossa memória, também estavam nesta exposição lúdica interativa, reafirmando que os jogos são ricos, atraentes e significativos. Este tipo de exercício promove a interação do grupo, desenvolve a criatividade, a iniciativa, a expressão oral e corporal, e consequentemente auxiliará no trabalho de nossos educadores”, comenta a gerente de divisão da educação infantil, Prof. Luciana Ravagnani de Carvalho.