Lintas Serayu

Patrimônio Histórico:

Monumento aos Imigrantes Japoneses,
no Bairro Rural Água Limpa

O tombamento deste patrimônio histórico e cultural foi proposto pelos vereadores João Augusto Picolo e Prof. Dr. Júlio Zacarin Neto em 2017, aprovado pelo Poder Legislativo e sendo preservado através da Lei Municipal nº. 3.333, de 13 de setembro de 2017.

A mensagem proposta pelos nobres edis ao plenário foi:

“O monumento foi construído no ano de 1953 com intuito de homenagear os primeiros colonizadores japoneses, que chegaram a Monte Alto por volta do ano de 1939. As famílias nipônicas foram pioneiras no plantio de algodão, reduzindo drasticamente a lavoura de café (em razão da crise no setor cafeeiro), e assim contribuiu com o progresso e desenvolvimento da agricultura em nosso município.

Logo após a vinda das primeiras famílias, o número de imigrantes japoneses triplicou. No ano de 1940 foi fundada a primeira Cooperativa Agrícola, com 80 cooperados, todos japoneses, essa cooperativa impulsionou a atividade agrícola local, colaborando para tornar a cidade conhecida nacionalmente pela produção de mamão e posteriormente cebola.

Visando a importância da cultura japonesa para o nosso município, espera-se dessa Colenda Câmara e Egrégio Plenário a aprovação do presente projeto com o intuito de preservar a homenagem ao povo nipônico, que de forma árdua ajudou no progresso de nossa Cidade Sonho, e levando em consideração que nossa cidade é município de interesse turístico o monumento será mais um ponto para o turismo rural.”

Confira a lei municipal na íntegra:
https://leismunicipais.com.br/a/sp/m/monte-alto/lei-ordinaria/2017/334/3333/lei-ordinaria-n-3333-2017-dispoe-sobre-o-tombamento-do-monumento-aos-imigrantes-japoneses-localizado-no-bairro-rural-agua-limpa-e-da-outras-providencias?q=monumento+imigrantes

Mais informações

Onde fica? Bairro Rural Água Limpa
Dias e horário de visitação: Todos os dias, espaço privado que permite a visitação
Possui visita monitorada? Não