Praça Dr. Luiz Zacharias de Lima
A Praça Dr. Luiz Zacharias de Lima é o principal cartão-postal de Monte Alto. Projetada com linguagem de um projeto neoclássico, ela é marcada por eixos de simetria e preserva diversos patrimônios públicos, históricos, naturais e culturais — que, unidos, formam o Centro Histórico do município.
Com uma área de aproximadamente 7.436m², o espaço foi inaugurado em 16 de novembro de 1930, no Largo Prudente de Moraes, com o nome de Praça João Pessoa. Anteriormente à inauguração do jardim público, havia em seu lugar a Capela do Senhor Bom Jesus, primeiro espaço religioso do município, edificada em 1881.
CORETO MUSICAL “HERMÍNIO LANFREDI”
Projetado para concertos da corporação musical da cidade e inaugurado em 8 de setembro de 1933, o Coreto Musical “Hermínio Lanfredi” recebeu, por décadas, as bandas municipais, com shows, alvoradas e serestas. Seu tombamento como patrimônio histórico e cultural foi instituído pela Lei Municipal nº. 3.680/2021.
DINOSSAUROS
Monte Alto é conhecida como “Terra dos Dinossauros”. Com um acervo extraordinário em nosso Museu de Paleontologia, por descobertas e descrições científicas sempre inéditas, Monte Alto leva o título de “Terra dos Dinossauros”, atraindo milhares de visitantes e turistas em nossa cidade. A Paleontologia é o carro-chefe do Turismo, palco de pesquisas acadêmicas premiadas no Brasil e fora dele. A figura dos dinossauros em nossas praças públicas nos recorda deste título, que nos orgulha e nos eleva como berço científico-cultural destes gigantes de milhões de anos.
JAQUEIRAS (ARTOCARPUS HETEROPHYLLUS)
A jaqueira é uma árvore tropical que veio da Índia para o Brasil no século 18. Neste espaço, elas são centenárias e, segundo conta a história de Monte Alto, foram plantadas por Dr. Luiz Zacharias de Lima. Por sua beleza, longevidade, valor histórico e cultural, foram tombadas pela Lei Municipal nº. 2.667/2010.
OBELISCO DOS JOGOS ABERTOS
Monte Alto é o berço dos Jogos Abertos do Interior. Criada em 1936 por Horácio Baby Barioni, a primeira competição contou com seis cidades e apenas o Basquete como disputa (chamado de Bola ao Cesto naquele ano). Atualmente, reúne dezenas de modalidades esportivas, centenas de cidades participantes e milhares de atletas competindo. Hoje, os Jogos Abertos do Interior é a mais tradicional competição entre cidades do Brasil e considerada a principal competição regional da América Latina. Com o título de “Berço dos Jogos Abertos”, Monte Alto acende, todo ano, o fogo simbólico da competição.
FONTE LUMINOSA NOSSA SENHORA DE LOURDES
A Fonte Luminosa de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira dos enfermos, foi inaugurada em 2 de agosto de 1953, paraninfada pela Sra. Jandira de Paula Eduardo. A fonte marca o local onde foi edificada, em 1881, a primeira igreja do padroeiro. A imagem de Nossa Senhora de Lourdes foi instalada de modo que seu olhar esteja sempre em direção ao Senhor Bom Jesus, no alto do Santuário.
IPÊ AMARELO (HANDROANTHUS CHRYSOTRICHUS)
O Ipê é a árvore brasileira mais conhecida e cultivada no Brasil, reconhecida como a flor-símbolo de nosso país. Suas árvores proporcionam um espetáculo com sua encantadora floração, cenário de perfeitas recordações. Em Monte Alto, o Ipê Amarelo tornou-se a árvore símbolo da cidade, pela Lei Municipal nº. 2.802/2021.
AZALEIA (RHODODENDRON SIMSII)
De origem asiática, a Azaleia traz o significado “alegria de amar” e perseverança. Ela floresce entre o inverno e o início da primavera e seu nome significa “seco” ou “árido”, pois antes de florescer é apenas um arbusto com ramos secos. A Azaleia é flor-símbolo de Monte Alto, instituída pela Lei Municipal nº. 2.802/2021.
Mais informações
Onde fica? Rua Nhonho do Livramento, região central
Dias e horários de visitação: Todos os dias, espaço público
Possui visita monitorada? Não