Lintas Serayu

Praça São Cristóvão, a praça dos Dinossauros!

Construída pelo prefeito Dr. Elias Bahdur, a Praça São Cristóvão está localizada no antigo Aeródromo da cidade, local em área central, de grande movimentação.

Além de ser um local de ponto de encontro entre crianças, para se divertirem, e adultos, para utilizarem a academia ao ar livre, neste local também é realizada, todos os anos, a tradicional “Festa de São Cristóvão”, que através da Lei Municipal nº. 3008/2013 foi incluída no Calendário Oficial do Município

A tematização das praças públicas é uma proposta para que a população usufrua e ocupe estes espaços, fazendo da praça um local de encontro, diversão, cultura e lazer. Nessa praça em questão, a intenção foi movimentar o Turismo, trazendo visitantes para conhecerem um pouco mais da marca de Monte Alto: a Paleontologia.

A PRAÇA DOS DINOSSAUROS

Revitalizada com recursos do Governo do Estado de São Paulo e entregue à população em 2023, através do Programa dos Municípios de Interesse Turístico (MITs), a Praça São Cristóvão se tornou palco para o projeto científico-educacional “Dinossauros das Américas”, com esculturas e cenários que nos levam para perto destes gigantes de milhões de anos, materializados pelo artista montealtense Cirineu Colontonio Sandin.

A “Praça dos Dinossauros” é parte integrante da consolidada Praça São Cristóvão. Tem o intuito de apresentar um pouco desse universo dos grandes répteis e traz para o público quatro espécies de dinossauros que viveram no atual Continente Americano, sendo duas delas escavadas na América do Norte e as outras duas descobertas na América do Sul.

Tiranossauro e Tricerátops foram dois gigantes do Norte que travaram terríveis batalhas, um equipado com dentes afiados para o ataque e outro com chifres pontiagudos para a defesa. Do Sul, temos dois representantes montealtenses, o pescoçudo e herbívoro Titanossauro do Campestre e o predador Kurupi. Temos, então, quatro dinossauros que viveram no finalzinho do Cretáceo e que podem ter presenciado a chegada do meteoro e o fim do reinado destes fascinantes animais.

A praça também possui atração para as crianças, o Dinoparque, com esculturas e playgrounds temáticos do mundo dos Dinossauros. A Turminha do Museu, formada por personagens que representam as espécies descobertas em Monte Alto e o fundador e patrono do Museu de Paleontologia, Prof. Antonio Celso de Arruda Campos, também estão presentes, em totens espalhados para fotos e interação.

MONTE ALTO, TERRA DOS DINOSSAUROS

Os dinossauros foram animais que dominaram a Terra durante os três períodos de uma era geológica denominada Mesozoica. Surgiram no Período Triássico (de 251 a 201 milhões de anos), prosperaram no Período Jurássico (de 201 a 145 milhões de anos) e quase todos foram extintos no final do Período Cretáceo (de 145 a 66 milhões de anos).

Gigantes ou pequeninos, existiam dinossauros das mais variadas formas, de diferentes famílias e com hábitos alimentares diversos, tais como os temíveis carnívoros, os simpáticos herbívoros e até espécies onívoras.

Monte Alto é privilegiada com diversos sítios paleontológicos pela cidade. Os dinossauros são répteis que durante a Era Mesozoica estiveram em todos os continentes do mundo. Hoje sabemos que existiram através das descobertas de seus fósseis, ou seja, partes de seus corpos, ovos ou pegadas que ficaram preservados no interior de rochas sedimentares.

Mais informações

Onde fica? Vila Aero Clube
Dias e horários de visitação: Todos os dias, espaço público
Possui visita monitorada? Não