Prefeita visita obras de reforma do Senai

Retribuindo o convite do SENAI para ser paraninfa da formatura dos cursos de Aprendizagem Industrial, Almoxarife, Eletricista Industrial e Mecânico de Usinagem Convencional (nessa quinta, dia 18) a prefeita Maria Helena foi visitar as reformas da escola, que devem ser entregues em março.

Na tarde de terça, a comitiva da Prefeitura foi recebida pelo Diretor da Escola SENAI “Oscar Lúcio Baldan”, Paulo Sérgio Sassi e pelo orientador de Práticas Profissionais, André Luis Perna.

Além de Maria Helena, foram o vice-prefeito Dr. Joaquim e o diretor de Planejamento, Celso Piccolo (depois, houve a presença do vereador Mauro Cavaletti). O investimento no local é de mais de R$ 2,2 milhões. Desse valor, R$ 560 mil foram devolvidos pela Câmara Municipal em 2021.

A unidade de Monte Alto terá sua área útil ampliada: de 984m² para 1.620m² – ampliação de 65% do espaço físico.

Com a melhoria, das 176 vagas oferecidas, a escola terá capacidade para 208 alunos (18% a mais). O mais importante é que haverá um upgrade nos cursos: de Mecânico de Usinagem Convencional a Mecânico de Usinagem e de Eletricista Industrial para Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica.

Ambos os cursos ganharão novos equipamentos e terão a carga horária dobrada: de 800 horas para 1.600 horas para cada curso. A escola ainda deve abrir o curso de Mecânico de Manutenção, além de seguir com o de Almoxarife (800h).

O diretor Sassi destaca que o espaço ainda poderá atender demandas específicas de treinamento para uma indústria (como no noivo laboratório de Metrologia, por exemplo) e mesmo de reciclagem/atualização de profissionais da área que estejam fora da idade máxima de aprendiz (24 anos).

LONGA BATALHA

Ainda enquanto vereadora Maria Helena acompanhou comitiva da Prefeitura e Câmara Municipal, em julho de 2019, à Fiesp. Com a reforma da escola, a Fundação sinalizou com o envio de novos equipamentos; com eles, a Escola SENAI terá mais de 500 itens em seu acervo.

Em 2021, Maria Helena retornou ao prédio do Sistema S, para debater o início deste trabalho, que se encontrava parado. Dali para frente, o projeto foi retomado e as obras estão em curso.