Programa “Sementes – Cooperativa das Mulheres Plantadoras” chega à nova fase

Promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, desde março de 2022, o “Sementes – Cooperativa das Mulheres Plantadoras”, é uma iniciativa inovadora e inclusiva, visando não apenas capacitar, mas também empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Atualmente, o programa está em fase de implementação de hortas em algumas áreas do município como nos CRAS – Centro de Referência de Assistência Social Bandeirantes e Vera Cruz (aqui, já finalizada).

“Todo este processo está sendo acompanhado de perto pelo agrônomo Felipe Del Massa, doutorando em Engenharia Agronômica pela Unesp de Jaboticabal”, destaca o secretário Fábio Nascibem.

Além disso, as participantes passam por um programa educativo no IFSP (Instituto Federal São Paulo), em Matão. Lá, elas têm acesso a aulas cujos temas giram em torno de economia circular, feminismo, agroecologia, além de atividades práticas.

Além das aulas, as mulheres também recebem, por mês, uma bolsa de R$ 150. Para o pagamento destas bolsas, houve o apoio, por meio de emendas impositivas, dos vereadores Thiago Cetroni e Vitinho.