PROJETO CPFL NAS ESCOLAS É FINALIZADO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

educ132

O projeto foi realizado durante todo o ano letivo de 2015, sendo parte integrante do Programa de Uso Consciente da Água e Energia, desenvolvido pelas escolas da rede municipal de ensino, envolvendo professores e alunos do 2º ao 9º ano, bem como suas famílias e toda a comunidade. Com objetivo de capacitar educadores de escolas públicas municipais para disseminar conceitos básicos de uso inteligente e seguro da energia elétrica, o projeto contou com a realização de sete etapas para sua completa conclusão.
Para o Prof. Thiago Cetroni, Secretário Municipal de Educação o projeto vem de encontro às principais dificuldades e desafios da ação do homem hoje, onde vemos tantas tragédias naturais e catástrofes ambientais resultantes da falta de conscientização humana em relação à preservação e uso consciente dos recursos naturais disponíveis.
A 1ª etapa foi realizada no anfiteatro Municipal, em Reunião com Autoridades Municipais, Prefeita e Secretaria Municipal de Educação, para definições do número de escolas participantes; escolha de um representante da Secretaria Municipal para demais ações e esclarecimentos pertinentes ao projeto além da assinatura do Termo de Parceria e divulgações.
A 2ª etapa contou com Reunião de Sensibilização com os Diretores das escolas selecionadas, nessa etapa realizada do anfiteatro, no dia 07 de maio, foi apresentada a metodologia, material didático, regras de aplicação, duração estima, recursos necessários, prazos, locais, entre outros.
Na 3ª etapa aconteceu também no anfiteatro, onde foi realizado o Curso de Capacitação para os professores, nos dias 18 e 19 de maio, com duração de oito horas, utilizando o kit de material didático do PROCEL Educação (“A Natureza da Paisagem”)
A chegada da Unidade Móvel – Carreta/Túnel em nossa cidade deu início à 4ª etapa do projeto, que se deu com a visita dos alunos e seus professores na Carreta que esteve estacionada no Centro Cívico e Cultural de Monte Alto, durante a semana de 25 de novembro a 01 de dezembro.
A 5ª etapa se deu nas escolas selecionadas, entre os dias 23 e 24 de novembro, com um espetáculo teatral por escola, onde foram encenados situações e exemplos do dia a dia, para que o espetáculo crie vínculo com o público, propondo criar um processo educativo diferenciado, divertido e complementar.
O Concurso Educativo compôs a 6ª etapa do projeto, esse concurso está sendo realizado em todos os municípios participantes do projeto e tem como objetivo mobilizar o público escolar para que possam trabalhar de forma contínua as temáticas: meio ambiente, sustentabilidade, eficiência e segurança energética. Os melhores trabalhos serão premiados.
Na 7ª etapa que aconteceu no anfiteatro, dia 30 de novembro, foi realizada a Reunião de Avaliação, esse encontro ocorreu com todos os coordenadores e professores participantes do projeto. Foi uma etapa de suma importância, pois foi avaliado todo Projeto Educacional, sugestões de melhoria, entre outros.
Através de ações lúdicas e interativas o projeto contribuiu para a mudança de hábitos e comportamento em alunos da Rede Municipal, seus familiares e comunidade.
“Parabenizo todos os envolvidos no projeto, pois sem a contribuição de cada um não conseguiríamos realizar um trabalho tão importante e especial como o que foi visto durante este ano letivo. Que todos os participantes sejam multiplicadores de informações e possam disseminar os conhecimentos conquistados, fazendo com que a consciência humana seja a melhor forma de preservação dos recursos gratuitamente ofertados pela natureza.”, finalizou Prof. Thiago Cetroni.