Lintas Serayu

Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs)

Monte Alto possui grandes belezas naturais como nascentes, cascatas, vegetação nativa conservada, mirantes, serras. São vistas privilegiadas, com fauna e flora exuberantes. Parte importante dessa riqueza encontra-se em propriedades privadas.

O modelo das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) é um projeto assertivo para tal cenário. Trata-se de arcabouço de incentivos mínimos, deveres e direitos para proprietários que decidam, voluntariamente, transformar parte de suas propriedades em “reservas eternas”.

Do ponto de vista ambiental, é fato muito relevante o desejo de transformar parte ou o todo de uma propriedade em uma Unidade de Conservação, pois sinaliza uma postura que desafia os interesses puramente econômicos e também a especulação imobiliária, trilhando o caminho da preservação, do ecoturismo e da Educação Ambiental.

BENEFÍCIOS

Para os proprietários, representa a possibilidade de obtenção de renda a partir de incentivos fiscais (dedução do ITR, em caso de propriedade rural, ou ainda dedução do IPTU, em caso de propriedade em meio urbano), prioridade na obtenção de crédito agrícola e a possibilidade de se inserir em programas municipais, estaduais ou federais de Pagamento por Serviços Ambientais.

Monte Alto desenvolve duas linhas de fomento e incentivo para as RPPNs: assessoria e suporte direto aos proprietários e programa de pagamento por serviços ambientais municipal.

Qualquer dedução de impostos que se possa ter, aliada a um incentivo como Pagamento por Serviços Ambientais é de baixo impacto para o município diante da possibilidade de desenvolver recursos educativos, além da ampliação do consumo nosso comércio, por mais visitantes em uma cidade que passa a reconhecer e fomentar o pertencimento do ecoturismo em nossa cidade.

PIONEIRA

Até o momento, já possuímos duas RPPNs em estágio mais avançado de regulamentação, sendo que uma delas já está reconhecida e outra em trâmite junto à Fundação Florestal. Tratam-se da RPPN Trilhas do Cerrado, de propriedade do casal Florindo e Janete Fonseca, encravada dentro do Sítio dos Eucaliptos, com uma extensão de 5 ha, conservando uma importante nascente — a do Córrego Rico, além de uma grande extensão de remanescente de Cerrado.

Em reconhecimento, consta a RPPN Nardini Sempre Verde, com um total de 14 hectares de floresta estacional semidecidual, esculpida em meio à “serra” da Tabarana, por onde antigamente passava o trilho do trem da Companhia Melhoramentos. Na área, há um grande fator histórico e cultural resgatado por conta do trilho do trem e suas histórias. O fator ambiental é de enorme relevância por conservar um fragmento de mata atlântica raro em todo estado. Há um grande potencial turístico, com a revitalização e tombamento da estação férrea da Tabarana, caminhada e até turismo de aventura, que possam ser estruturados.

RPPN Trilhas do Cerrado |  Sítios dos Eucaliptos

Onde fica? SP 323, Estrada Monte Alto a Taquaritinga, Km 13, Bairro Areias
Dias e horários de visitação: Agendadas de acordo com a disponibilidade
Possui visita monitorada? Sim
Como agendar? (16) 99112-6088
E-mail: sitioeucaliptos@gmail.com
Responsáveis: Florindo Moreira da Fonseca e Janete Fonseca
Redes Sociais:
@sitioeucaliptos
@sitioeucaliptos.eco

Proprietários interessados em transformar suas áreas em RPPNs podem entrar em contato com a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, através do fone: (16) 3244-3113.

Pular para o conteúdo