Segurança Pública: conheça o projeto Patrulha Guardiã Maria da Penha

Em Monte Alto, a Guarda Civil Municipal assume uma tarefa crucial na defesa das mulheres e no combate à violência doméstica: trata-se da Patrulha Guardiã Maria da Penha.

Desde sua implementação, em agosto de 2023, este projeto tem sido uma fonte de esperança para as vítimas de abuso, proporcionando apoio, proteção e justiça.

“Os números contam a história por si só. Com 37 processos encaminhados pelo Ministério Público e 20 mulheres atualmente sob a proteção da Guarda Civil Municipal, o impacto positivo desta ação na comunidade é evidente”, destaca o Secretário de Segurança Pública, João Pereira.

A Patrulha Guardiã já efetuou 256 fiscalizações, 64 visitas e atuou em 19 casos de descumprimento de medidas protetivas registrados.

Inspirado na Lei Maria da Penha, o projeto, comandado pelos GCMs Habner Augusto e Aline Maria Anzoin, visa não apenas oferecer suporte às mulheres em situação de violência, mas também educar a população acerca dos direitos das mulheres e a importância de erradicar a violência de gênero.

Palestras educativas, como ‘A Defesa Pessoal Como Porta de Saída Para o Ciclo da Violência’, capacitam as mulheres com ferramentas para se protegerem e defenderem contra o abuso.

*GCM MONTE ALTO*: 153, 3242.1317 ou 99767.2702 (WhatsApp).