Turismo e Cultura lançam proposta de incentivo à economia criativa do Artesanato Local

A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura intensifica e avança em importante vetor da economia criativa: o artesanato local.

A busca pelos talentos montealtenses começou há meses, com a criação do Cadastro Municipal de Artesãs e Artesãos de Monte Alto, mapeando os produtores da cidade e descobrindo o tipo de artesanato feito.

Depois de primeiras experiências, feiras, diálogos e importantes trocas de aprendizados, um projeto foi elaborado e apresentado aos interessados no início do mês de julho, pelos diretores de Turismo e Cultura, Renan Petrasso e Murilo Silva.

O projeto pretende trabalhar em quatro eixos, envolvendo capacitação, organização regimental, estrutura e aporte material, resultando na criação e fomento de uma feira fixa e oportunizando participações regionais.

O primeiro eixo, com as capacitações e formações em parceria com o SEBRAE e RT Raízes do Campo acontecem neste mês de julho, com os temas Precificação, Planejamento Financeiro, Marketing Digital e Artesanato Turístico.

Além disso, o programa prevê aplicativo de divulgação, tags de incentivo aos produtos artesanais, fomento através da Lei Paulo Gustavo e outras oportunidades de feiras e eventos, através de critério de participação nas ações e atividades propostas aos artesãos.

O Conselho Municipal de Turismo acompanha de perto o programa e tem sido fundamental para parcerias e contato direto com os artesãos locais.

Quem for artesã ou artesão e desejar participar do projeto, deve se inscrever pelo WhatsApp da Diretoria de Turismo, pelo número (16) 3242.5343.