Lintas Serayu

Núcleo Regional destaca a importância de notificar violência

Monte Alto vem se destacando no Núcleo de Vigilância de Violência da Regional de Ribeirão Preto como o município que mais notifica todos os tipos violências contra crianças, adolescentes, mulheres e pessoas idosas.

Devido a isso, a psicóloga do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) Marcilene Lemes, e a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Elaine Lanfredi, foram convidadas a palestrar em encontro regional e compartilhar a experiência do município nas notificações.

“A notificação é uma dimensão da linha de cuidado para atenção integral à saúde de crianças, adolescentes, mulheres, idosos e suas famílias em situação de violência que prevê também o acolhimento, o atendimento, os cuidados profiláticos, o tratamento, o seguimento na rede de cuidado e a proteção social, além das ações de vigilância, prevenção das violências e promoção da saúde e da cultura da paz”, explicou Marcilene.

Em 2017, a equipe multiprofissional do CREAS participou de uma capacitação e, desde então, não deixou de promover as notificações.

“Daí a importância de profissionais comprometidos com olhar diferenciado para as notificações dos casos, dando visibilidade às violências no município a fim de proteger e garantir direitos por meio da rede de atenção e proteção”, finalizou Marcilene.

Lembrando: agosto é o mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.