Inclusão feminina: Programa TODAS In-Rede chega à Monte Alto

A manhã de terça-feira, 13, foi voltada às mulheres e à inclusão.

Monte Alto recebeu, no Anfiteatro Municipal o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, para a assinatura da adesão do município ao programa TODAS In-Rede.

Presente em mais de 75 municípios, a iniciativa visa promover o empoderamento e emancipação de mulheres com deficiência, de modo a melhorar a qualidade de vida, bem como a inclusão social. Na região do Ribeirão Preto, apenas Ribeirão Preto e Sertãozinho disponibilizavam o programa.

A apresentação técnica de seu funcionamento, foi realizada por Caroline Reis, coordenadora do Programa.

Entre suas ações, o TODAS In-Rede oferece cursos gratuitos que abordam temas que incentivam a independência destas mulheres, como autoestima, prevenção à violência, liderança, direitos afetivos, sexuais e reprodutivos, trabalho, renda e autonomia financeira.

A solenidade contou com apresentação cultural de alunas com deficiência da rede municipal de ensino, sob orientação da diretora de Educação, Daiane Venteu e depoimento de Janaina Iwanaga, pedadoga, professora de LIBRAS e Braile, que é surgo-cega e faz uso de libras tátil, para receber as informações.

Em Monte Alto há mais de 3,8 mil pessoas com deficiência, sendo 55% mulheres.

“Enquanto estivermos indo nos lugares e tratar as pessoas com necessidades especiais ou atípicas como ‘coitadinhos’, nós vamos mantê-los na vitimização, e eu não aceito isso. Eu não posso entrar numa escola e ver uma criança excluída porque ela tem algum tipo de deficiência. É preciso garantir o direito das pessoas, mas garantir de coração”, enfatizou a prefeita Maria Helena.

“O TODAS In-Rede é uma articulação da Secretaria, com parceiros, para que pudéssemos oferecer às mulheres com deficiência esse conjunto de cursos de capacitações de autonomia financeira, prevenção contra a violência, saúde e, especialmente, aquilo que é da natureza da mulher, que é a liderança”, salientou Marcos da Costa.